sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sou Candidato pela PJ ao Conselho Municipal de Juventude!!





Meu nome é Anderson Gonçalves de Brito(AGB), mais conhecido como Dinho, tenho 22 anos e faço parte da Pastoral da Juventude(PJ) de Ermelino Matarazzo, desde 2004. 








Em Ermelino, realizamos as Semanas de Juventude, cujo as mesmas são voltadas para a Formação, tanto espiritual como social da juventude. Estamos juntos com outros movimentos da Zona Leste, na luta pela implantação da Unifesp na Zona Leste. 


Sou membro do GT "A Juventude quer viver" do Regional Sul 1!!!






Sou candidato pela PJ, ao Conselho Municipal de Juventude, na vaga de "Diversidade Religiosa". 


Para quem não sabe ou conhece o Conselho Muncipal segue abaixo algumas perguntas e respostas, que possa  tirar as duvidas de vocês:


O que é o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) Trata-se de um órgão público dentro da cidade que representa a população jovem, criado pela Lei 14.687/08 e vai acompanhar e propor políticas públicas voltadas para essa categoria da sociedade. Enfim, é um órgão que tem a função de acompanhar a garantia dos direitos juvenis.




Para que serve o CMJ?

Suas funções são:
·          Propor e subsidiar políticas públicas para a juventude;
·          Fiscalizar o cumprimento das leis de atendimento ao direito juvenil;
·          Emitir pareceres sobre projeto de lei, programas governamentais e o orçamento destinado a juventude;
·          Receber, analisar, examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas a instituições direcionadas a juventude;
·          Incentivar associações juvenis, prestar apoio e assistência;
·          Estimular a participação jovem nos organismos públicos e movimentos sociais, seminários, cursos, congressos e eventos;
·          Realizar a cada 2 anos Assembléia Geral;
·          Convocar os jovens para a Conferência Municipal da Juventude, também a cada dois anos.

O CMJ é um órgão do governo?

Não, o CMJ é um instrumento de controle social, isto é, de participação da sociedade civil no acompanhamento das ações do governo na realização de políticas públicas. Ele é
·          Autônomo: funciona de forma independente de outra instituição
·          Permanente: não há interrupção dos trabalhos
·          De representação paritária: assegura a participação do poder público e da sociedade civil, ou seja, são no total 34 conselheiros, sendo 17 membros do governo municipal e 17 da sociedade civil, representando diferentes segmentos juvenis da sociedade.

 Quem pode ser conselheiro? E por quanto tempo?

Qualquer jovem que faça parte de algum movimento/organização que atue com jovens,
possua de 15 a 29 anos e tenha título de eleitor pode ser conselheiro/a. É preciso atuar em movimentos/organizações que existam a mais de um ano.
O mandato de um conselheiro é de dois anos, permitindo uma reeleição.
Já os 17 membros representantes do governo são escolhidos pelo governo municipal, respeitando os seguimentos por secretaria, previsto em lei (por exemplo, uma pessoa da secretária da educação, uma pessoa da secretaria de esporte e lazer, etc)

O conselheiro é remunerado?

Para exercer a função de conselheiro não há nenhum tipo de remuneração, pois se trata de uma prestação de serviço público a sociedade juvenil.

De quanto e quanto tempo são realizadas as eleições para o CMJ?

São bianuais, realizadas em Assembléia Geral. A primeira eleição para o CMJ, ocorreu no dia 07 de junho de 2009, e a segunda será dia 15 de outubro

Qual o local da votação?

A eleição acontecerá em três pontos, cujo os eleitores escolheram no ato da inscrição no  site http://www.prefeitura.sp.gov.br/juventude, no horário   das 10h às 16h.
·          Clube Escola Mooca - Rua Taquari, 635 - Mooca
·          Uninove Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 389/491 - Santo Amaro
·          Uninove Campus Memorial - Rua Deputado Salvador Julianale, s/n - Barra Funda

Quem pode votar? O que é necessário levar?

Qualquer pessoa acima de 15 anos, portando RG e comprovante de endereço (morador da cidade de São Paulo) pode votar. Desde que tenha realizado a inscrição no site     www.prefeitura.sp.gov.br/juventude, até o dia 05 de Outubro


E A PASTORAL DA JUVENTUDE COM ISSO?

A Pastoral da Juventude tem um reconhecido histórico na defesa dos direitos da juventude. Há anos, a PJ vem discutindo políticas públicas de juventude, por meio das suas atividades permanentes (Dia Nacional da Juventude, Semana da Cidadania e Semana do Estudante, Semanas da Juventude). No Brasil todo, a PJ acompanha diversas instâncias de discussões das questões juvenis na Igreja e na sociedade civil.

Na cidade de São Paulo, a Pastoral da Juventude foi uma das organizações mais ativas na defesa e construção do Conselho Municipal de Juventude. A promulgação da Lei que institui o Conselho representou uma vitória para a juventude e todas as organizações envolvidas com sua criação, inclusive a PJ.
A Pastoral da Juventude pretende continuar acompanhando a criação e o funcionamento do Conselho Municipal de Juventude. A intenção é ser canal de consolidação da participação da juventude na interação com o governo, ampliando a transparência e o acompanhamento permanente das políticas de juventude; ajudar a sistematizar proposições criativas e condizentes com a realidade juvenil, empobrecida e vítima da violência; valorizar e dar visibilidade ao protagonismo juvenil e democrático, que contemple respeito e valorização das diversidades religiosas, junto ao conjunto de manifestações juvenis que transformem e gerem mais vida para todos e todas!






Buscarei lutar pelos direitos de toda a Juventude municipal, repeitando o direito a vida e o bem estar de cada um como ser vivo e filhos de Deus!!!




 Agradeço a confiança de todos os pejoteiros e pejoteiras por essa indicação







"Ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem!"""